Chapada das Mesas tem Carolina como cidade indutora do Destino e também o ponto de apoio para quem visita o Parque Nacional da Chapada das Mesas onde encontramos várias cachoeiras, rios e cânions.
O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 e abrange 160 046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito.
Para Visitá-lo é preciso contratar os serviços das agências de turismo que oferecem carros especiais 4×4 e guias especializados na região que desvendam aos turistas todos os encantos da região.
Com uma latitude de 7°19’58 sul e longitude de 47°28’08 oeste, Carolina localiza-se na divisa com o Tocantins, ao Sul do estado, em uma altitude média de 148 metros.
A cidade é separada do município de Filadélfia (Tocantins) pelo Rio Tocantins.
Carolina é banhada por 22 rios perenes, entre eles estão o Rio Tocantins, Rio Lajes, Rio Farinha, Rio Itapecuru, Rio Manoel Alves, Rio Sereno, além de diversos riachos e córregos que cortam a sede e o interior do município.
A Chapada das Mesas é constituída de formações rochosas como o Morro do Chapéu, Morro do Dedo, Morro Do Gavião, Morro Tamanduá, Portal da Chapada, Morro do Macaco e muitos outros cenários de grande beleza.
A Chapada das Mesas recebeu esse nome por possuir morros de grandes alturas que tiveram suas superfícies planificadas pela erosão, a maioria deles lembrando o formato de mesas, e tem como principal foco o ecoturismo e o turismo ecológico com suas lindas paisagens naturais.
Chapada das Mesas tem Carolina como cidade indutora do destino e é composto atualmente por 10 municípios, tendo Carolina como principal cidade.
Os municípios que compõe a Chapada das Mesas são:
Itinga do Maranhão, Imperatriz, Montes Altos, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra e Tasso Fragoso.