Jalapão

“Para quem ama se aventurar, Jalapão é sem dúvidas o melhor local para você.”

Detalhes
Detalhes

Detalhes da viagem

A viagem muda dependendo do roteiro escolhido.

Duração

4 Dias até 9 Dias

Grupo

1 a 6 Pessoas

Tipo De Viajem

Ecoturismo

chapada_das_mesas_jalapao
CHAPADA DAS MESAS + JALAPÃO - 10 DIAS
Preço Valido Até: 31/dez/2023
jalapao
Jalapão 360° – Expedição de 6 dias / 5 noites
Preço Valido Até: 31/dez/2023

Localização

O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis. Está situada a leste do estado do Tocantins. Possui temperatura média de 30 graus Celsius. Sua área total é de 34 mil quilômetros quadrados. É cortado por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.

O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe. Passou à condição de parque estadual em 2001.

Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximo de rios, cachoeiras, lagoas, dunas, serras e chapadões de até 800 metros de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.

Lá, se encontra a comunidade dos Mumbucas – ex-escravos fugidos da Bahia.

Curiosidades Sobre o Jalapão

O nome “Jalapão” surgiu da flor Jalapa-do-Brasil, também conhecida como “Chuveirinho”, abundante na região. Elas florescem de março a julho, com suas belas pétalas brancas em meio ao Cerrado.

O parque se distribui entre 4 municípios do Tocantins: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo. Porém, a APA se distribui por 10 municípios.

O período mais chuvoso vai de dezembro a março.

Solicite seu Orçamento