
A viagem muda dependendo do roteiro escolhido.
4 Dias até 9 Dias
1 a 6 Pessoas
Ecoturismo
O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis. Está situada a leste do estado do Tocantins. Possui temperatura média de 30 graus Celsius. Sua área total é de 34 mil quilômetros quadrados. É cortado por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.
O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe. Passou à condição de parque estadual em 2001.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximo de rios, cachoeiras, lagoas, dunas, serras e chapadões de até 800 metros de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.
Lá, se encontra a comunidade dos Mumbucas – ex-escravos fugidos da Bahia.
O nome “Jalapão” surgiu da flor Jalapa-do-Brasil, também conhecida como “Chuveirinho”, abundante na região. Elas florescem de março a julho, com suas belas pétalas brancas em meio ao Cerrado.
O parque se distribui entre 4 municípios do Tocantins: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo. Porém, a APA se distribui por 10 municípios.
O período mais chuvoso vai de dezembro a março.
Entre em contato conosco. Vamos conversar e definir um plano especialmente para você.
contato@ciadocerrado.com.br
(99) 98122-0317