Chapada Das Mesas

Bike, Of-Road, Cachoeiras, Trekking, Pesca esportiva, Passeio de barco e muito mais!

“O destino Chapada das Mesas não é só um lugar, é também uma nova forma de observar as coisas.”

Detalhes
Detalhes

Detalhes da viagem

A viagem muda dependendo do roteiro escolhido.

Duração

4 Dias até 9 Dias

Grupo

1 a 48 Pessoas

Tipo De Viajem

Ecoturismo

Filtrar
lencois_maranhenses
LENÇÓIS MARANHENSES - 4 DIAS / 3 NOITES
Preço Valido Até: 30/jun/2025
lencois_maranhenses
LENÇÓIS MARANHENSES - 5 DIAS / 4 NOITES
Preço Valido Até: 30/jun/2025
ROTA DAS EMOÇOES - 7 DIAS / 6 NOITES
Preço Valido Até: 30/jun/2025
ROTA DAS EMOÇOES PLUS- 9 DIAS / 8 NOITES
Preço Valido Até: 30/jun/2025

Localização

A Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, já na divisa com o Tocantins. Nesta região de natureza bruta, montanhas, cachoeiras, rios e lagos saltam aos nossos olhos e proporcionam uma experiência incrível. O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma unidade de conservação que abrange 160 046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito, no centro-sul do Maranhão.

A origem do seu nome se dá em razão de seus platôs, que lembram o formato de mesas de pedra, por meio de seus paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é composto por florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compondo um conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

A criação do parque fez parte do esforço dos órgãos ambientais do Governo Federal para elevar a área protegida no Cerrado. Na época de sua criação, pouco mais de 2,5% do bioma estava resguardado em unidades de conservação federais e estaduais. Conforme a direção de ecossistemas do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a pressão para novos desmatamentos impulsionados por carvoarias e abertura de novas frentes para a agropecuária é muito forte, tratando-se de uma corrida contra o tempo para salvar grandes remanescentes.

História do Parque Nacional da Chapada das Mesas

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compõem um estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. São inúmeras as surpresas e aventuras que uma visita a esse parque pode revelar.

Seu nome veio por conta de seus platôs, que lembram realmente o formato de mesas de pedra. Isso se deu devido aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.

Solicite seu Orçamento